Atividades Culturais

"O objetivo da Diretoria Cultural e de Eventos é promover a reflexão sobre o universo em que se insere o homem moderno e sobre os efeitos dessa inserção no seu pensar, agir e sentir. 

Toma como referência, na definição dos temas de seus eventos, dois dos  quatro setores considerados pelo Professor Ryad Simon na EDAO - Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada. Os quatro setores considerados na EDAO para a compreensão do indivíduo que busca a ajuda da psicoterapia psicanalítica são o afetivo-relacional, o orgânico, o da produtividade e o sócio-cultural. Os setores focados por nossa Diretoria são o produtivo e o sócio-cultural.

No eixo sócio-cultural nossa Diretoria visa promover eventos que levem à reflexão e à compreensão sobre a multiplicidade de contextos sociais, culturais e religiosos que hoje se apresentam. 

No eixo produtivo privilegia eventos sobre o universo das artes e sobre o processo criativo. Busca, ainda, auxiliar na compreensão do mundo do trabalho, com todas as suas contradições e formas de organização e seus potenciais efeitos no indivíduo que a ele se submete e que precisa, constantemente, se rever diante das transformações cada vez mais rápidas e profundas  desse universo.       

Além disso a Diretoria Cultural e de Eventos é responsável pela promoção de eventos sociais, promovendo e facilitando, através deles, o contato afetivo e a troca de experiências entre todos os membros da APP. 

Em 2009 foi realizado um extenso programa que acreditamos tenha sido significativo para os que  dele participaram e tenha alcançado o objetivo de ampliar o nosso conhecimento sobre os diferentes temas e pontos de vista abordados.  

A título de exemplo, a exposição de filmes como " Shine : Brilhante" e " Gente como a Gente"  buscou, através da arte do cinema, facilitar a compreensão de possíveis fatores desencadeantes de patologias mentais graves como a esquizofrenia e mostrar, muito claramente, os efeitos patogênicos que o ambiente e as relações familiares podem ter no desenvolvimento dessas patologias. " As Meninas" mobilizou a discussão sobre o efeito que alguns aspectos de uma sociedade denegrida pelo preconceito, diferenças sociais e pobreza podem ter no mergulho, profundo e muitas vezes sem volta, no mundo das drogas. 

Ainda como exemplo, tivemos a a exposição de filmes como " Freud Além da Alma" e o de documentário sobre Melanie Klein. Ambos, tendo como interesse principal levar aos expectadores o conhecimento da história desses autores e da cultura de sua época , facilitando a compreensão e contextualização do desenvolvimento de sua obra."