Ryad Simon, 2010

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA - CEPSI

Proporcionar formação de Especialistas em Psicoterapia Psicanalítica com elevado nível de qualificação, com duração não tão breve que superficialize o aprendizado, nem tão longa que se torne onerosa e acessível a poucos, mas que permita a formação de um especialista capaz de atender ampla faixa da população adulta a custos suportáveis. 

E que se torne especialista de eficácia terapêutica reconhecida: quer por sua capacidade de atendimento psicanalítico com uma a duas sessões semanais, quer pela profundidade de suas intervenções: insight em nível dos conflitos inconscientes, permitindo remover defesas psíquicas inibidoras e incapacitantes que sustentam os sintomas psíquicos ou ineficácia da adaptação. E, ainda, favoreça maior integração da personalidade, maturação pessoal, com liberação de potencialidades reprimidas, estimulando a criatividade e maior realização dentro das oportunidades existentes. A abrangência da formação permitirá o atendimento da maioria dos adultos que necessitem ajuda psicológica especializada. Excluem-se os psicóticos e psicopatas, para os quais se requer formação mais sofisticada.

Estou convidando-o a inscrever-se como candidato ao Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da UNIP.

Em minhas aulas nas disciplinas sobre Klein e Bion, no Curso de Pós-Graduação “stricto sensu”  (para docentes e pesquisadores)  em Psicologia Clínica na USP, notei grande demanda de alunos “ouvintes” e “especiais”. Esses alunos não pretendiam dedicar-se à docência ou pesquisa, mas estavam interessados em adquirir conhecimentos para sua prática clínica. Em consequência, retomei um projeto de Durval Marcondes – decorridos então 25 anos - e concebi um Curso de Pós-Graduação “lato sensu” (para formar especialistas) intitulado “Especialização em Psicoterapia Psicanalítica”, contando com a participação de mais 20 colegas da pós-graduação da USP e/ou da Sociedade Brasileira de Psicanálise de S.Paulo. Concebi um curso predominantemente prático, com três anos de duração. Visando desenvolver uma abordagem em psicoterapia psicanalítica com teoria da técnica original, e que atendesse à realidade nacional - econômica (pouco dinheiro) e urbana (trânsito caótico) - reduzindo o número de sessões semanais recomendado pela psicanálise tradicional, e adaptando a técnica a essa mudança. Esta também é uma forma de contribuição da UNIP para comunidade. Organizando o comparecimento ao curso para apenas um dia da semana, tornando-o acessível a profissionais residentes fora de S. Paulo. Não ignoramos o quão difícil é a especialização em psicoterapia psicanalítica. O psicoterapeuta realmente sério e dedicado continuamente ao estudo e à investigação clínica reconhece-se sempre como um aprendiz. E nós, ensinando, aprendemos com nossos alunos.

Ryad Simon

Professor Titular pelo Instituto de Psicologia  USP

Coordenador dos Cursos de Pós Graduação lato sensu Especialização e Psicoterapia Psicanalítica e Especialização em Psicoterapia Breve Operacionalizada da UNIP


VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA

VEJA AQUI O EDITORIAL DO 20º ENCONTRO DO CEPSI